Postagens populares

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DEPUTADO WALDEMAR BORGES

Um pernambucano compromissado com as causas sociais

Waldemar Alberto Borges Rodrigues Neto é pernambucano, nascido na cidade do Recife, em 10 de julho de 1958. Filho de Lúcia Maria Rodrigues e de Waldemar Borges Rodrigues Filho (Deminha), deputado estadual progressista cassado e exilado pelos militares em 1969, Waldemar Borges iniciou sua militância política na juventude, durante os anos 80. Participou ativamente do processo de redemocratização do Brasil, da reorganização do movimento social e da política estudantil em Pernambuco. Cursou Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e durante anos coordenou uma equipe de professores leigos, voluntários engajados na alfabetização de jovens e adultos moradores da comunidade do Coque, no bairro de São José.
Foi presidente estadual do PMDB Jovem, entre 1985 e 1986, e ampliou a inserção da juventude no cenário político local ao estimular a criação de núcleos no interior de Pernambuco. Naquela década, junto a outras lideranças estudantis do país, representou o Brasil em fóruns internacionais que discutiram questões estratégicas para os jovens, como a dívida externa e suas consequências para a juventude da América Latina, a corrida armamentista mundial e as políticas públicas voltadas para aquele segmento da população. Ainda no partido, integrou a comissão nacional do setor jovem.
Em 1992, ao lado de importantes representantes do campo da esquerda democrática de Pernambuco, como Byron Sarinho, fundou o Partido Popular Socialista (PPS), legenda que presidiu por duas vezes e onde permaneceu até 2004. Em setembro de 2005 se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Nenhum comentário: