Postagens populares

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PADRE JOÃO LEITE: ÍCONE DA HISTÓRIA DE ITAPETIM-PE

Em relação ao Padre João Leite Gonçalves,figura ultra carismática,ele nasceu no dia 7 de julho de 1903 no Pajeú. Filho de Cláudio Leite de Andrade e Josefa Gonçalves de Andrade. Ao cursar o primário, descobriu sua vocação para o sacerdócio,demonstrando aos seus familiares o desejo de estudar Teologia. Entrou para o Seminário de Pesqueira,concluindo o Ginásio e o Clássico. Em seguida,deu um passo importantíssimo,ingressando no Seminário de Olinda, onde finalmente cursa Filosofia e Teologia - fato que culminou com sua ordenação plesbiterial realizado por Dom José Antônio de Oliveira Lopes,no dia 2 de abril de 1927. Já como padre,iniciou seus trabalhos religiosos na cidade de Buíque-PE, e, em seguida,em Pedra de Buíque. Mediante as labutas exemplares,foi convocado pelo Bispo da Diocese de Pesqueira para ser seu secretário. Finalmente, realiza sua paixão anorável de servir a seu povo na terra natal. Nomeado vigário da Paróquia de São Pedro das Umburanas no dia 4 de janeiro de 1928, assumiu-a,em definitivo,no dia 09 do mesmo mês.

Ele preencheu uma grande pauta de atividades prestadas à nossa gente. Mais que religioso,foi um político que lutou com garra por cada obra que surgiu aqui - e que deixou sua marca indelével. Doou 42 anos de sua digníssima vida a Itapetim,falecendo a 1 de dezembro de 1969.

Um comentário:

Raízes disse...

Pe João Leite está na história e na memória de todos os itapetinenses. Foi o maior Chefe Político da minha terra, e até os dias de hoje jamais apareceu figura tão carismática quanto a dele.
Faleceu, ainda moço, deixando uma enorme folha de serviços prestados à minha terra natal.
Que Deus o ilumine na eternatidade, como recompensa pela sua dedicação ao povo da terra em que nasceu.