Postagens populares

quinta-feira, 31 de março de 2011

JOSÉ ALENCAR EXEMPLO DE VIDA

FOI EMBORA NOSSO EX-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR, UM EXEMPLO DE VIDA PARA TODOS, SOFRENDO DE CNÂNCER DESDE 1997 SOUBE ENFRENTAR COM FORÇA E CORAGEM, TALVEZ FOI O VICE PRESIDENTE DA HISTÓRIA MAIS POLÊMICO, MAIS OTIMISTA E QUE NÃO FICOU ÁS SOMBRAS DO PREDIDENTE, JOSÉ ALENCAR VAI DEIXA MUITAS SAUDADES, PRINCIPALMENTE PELA LUTA INCANSÁVEL PELA VIDA.
José Alencar Gomes da Silva
* Muriaé, MG, 17 de Outubro de 1931 d.C
Vice Presidente da República – Tomou posse em 1 de Janeiro de 2003 d.C
Empresário – Foi senador pelo estado de Minas Gerais

Sendo um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.

Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006.

Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Candidatou-se às eleições para o governo de Minas Gerais em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infra-Estrutura – CI, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Nenhum comentário: