Postagens populares

quarta-feira, 30 de março de 2011

NOSSA ESCOLA TERESA TORRES

11 de janeiro de 1961, no governo de Cid Sampaio, seria inaugurado a 1ª Escola Estadual do município, o “Grupo Escolar Tereza Torres”, hoje “Escola Tereza Torres”.Nome que na época , foi motivo de muita polêmica política. Os políticos locais, pertencentes ao PSD, queriam que o nome o nome do Grupo fosse Prof. Antônio Nunes Costa, primeiro professor de Itapetim, mas, por influência dos udenistas locais, o nome veio a ser “Grupo Escolar Tereza Torres”, em homenagem a Srª. Tereza Torres, filha de Joaquim Paulino Torres e Iria Maria de Jesus, que nasceu em 05 de maio de 1903 e faleceu em 02 de fevereiro de 1952. A Srª Tereza Torres não era professora e sim costureira, mas recebeu tal homenagem por ter sido esposa de José de Costa de Carvalho (Zé Costa Grande) político influente na época, ligado ao Governo do Estado (UDN).

HISTÓRICO DA ESCOLA TERESA TORRES

. Situada à Avenida Clístenes Leal, nº 81, na cidade de Itapetim, a Escola Teresa Torres foi construída no ano de 1959, com designação de Grupo Escolar Teresa Torres.

. Em junho de 1961 passa a designação de Escola. Na solenidade, as chaves da instituição foram entregues a Srª. Ivânira de Barros Correia, tornando-se a primeira diretora da instituição escolar.

. Tem essa denominação em homenagem à primeira costureira do Município e esposa de um político local, a Srª. Teresa Torres, que gentil e educada no convívio com as pessoas, tratava a todos com carinho e atenção.

. A Escola Teresa Torres é subordinada a GRE - Gerência Regional de Educação, sediada em Afogados da Ingazeira e tem como mantenedor o Governo do Estado de Pernambuco. Possui estrutura física satisfatória e grande parte de sua clientela é oriunda da zona rural.

. Em 15 de agosto de 1984, através do Decreto Lei nº 9537, implanta o Ensino Fundamental. Em março de 1988, através da Portaria nº 1750, implanta o Ensino Médio.

. Atualmente seu corpo docente é formado por muitos profissionais especializados em suas áreas de atuação e seriamente compromissados com o ato de educar.

Nenhum comentário: